Skip to Content

Scientific Associate of

icsu

ICO Awards

Affiliated Commission of

O que é a ICO?

A Comissão Internacional de Ótica, fundada em 1947, é uma comissão afiliada à União Internacional de Física Pura e Aplicada (IUPAP) desde 1948 e membro científico internacional associado ao Conselho Internacional de Ciência (ICSU) a partir de 2005. Como seu nome indica, seu objetivo é contribuir no cenário internacional ao progresso e à difusão do conhecimento no campo da Ótica

A comissão apresenta três categorias de membros: Os Comitês Territoriais (53 membros, incluindo dois Membros Associados), as organizações internacionais (6 membros) e organizações ativas em Ótica, que tenham sido aceitas como Membros Associados. O órgão que governa a ICO é sua Assembléia Geral, realizada geralmente a cada três anos durante um congresso da ICO que inclua uma conferência internacional de Ótica. No período entre as Assembléias Gerais, a Junta Diretora é responsável por gerenciar os assuntos da Comissão. A Junta Diretora é composta pelo presidente, o presidente imediatamente anterior, o secretário-geral, o secretário associado, o tesoureiro e quatorze vice-presidentes, oito deles escolhidos e, dentre os quais, pelo menos dois devem vir do setor industrial.

Para servir e representar mundialmente a comunidade de Ótica, a ICO mantém contato regular com seus membros e com cientistas da área de Ótica em todos os países e está aberta a estabelecer todo novo contato que lhe permita melhorar a qualidade dos serviços que presta à comunidade que representa. Em conjunto com as demais sociedades científicas, a ICO coordena atividades internacionais e conferências na área de Ótica.

Além de seus congressos, a ICO promove a realização de eventos internacionais organizados por outras sociedades e instituições.

A ICO estabeleceu um comitê para o desenvolvimento regional da Ótica e, de comum acordo com o Centro Internacional de Física Teórica, ICTP, Trieste, Itália, busca novas estratégias para auxiliar cientistas e engenheiros, que pesquisem sobre e trabalhem em Ótica nos países em desenvolvimento. Em particular, a ICO colabora com a difusão de informações e programas e na organização do “ICTP Winter College in Optics”, escola anual com duração de 2 a 3 semanas e que está dirigida principalmente a pesquisadores e engenheiros em Ótica nos países ainda não industrializados. A contribuição da ICO consiste essencialmente em participar do projeto e na busca de professores. Algumas cópias dos anais de conferências e eventos que tiveram a participação da ICO são enviados a bibliotecas dos países em desenvolvimento. Em 1999 a ICO e o ICTP criaram ainda o prêmio científico ICO/ICTP.

O boletim de notícias da ICO, ICO Newsletter, é publicado trimestralmente e enviado aos Comitês Territoriais para distribuição ampla dentro de seus territórios. A secretaria da ICO dispõe de exemplares adicionais para os interessados. O conteúdo de cada número é enviado eletronicamente aos membros. Os exemplares publicados desde 1996 estão disponíveis em formato PDF nessa página.

ICO estabeleceu quatro prêmios internacionais:

  • O prêmio ICO
  • O prêmio IUPAP Young Scientist Prize in Optics
  • O prêmio Galileo Galilei
  • O prêmio ICO/ICTP Galieno Denardo
  • A Comissão dispõe de orçamento para conferencistas itinerantes, destinado a facilitar e promover séries de seminários sobre aspectos modernos da Ótica, ministrados por palestrantes de renome internacional. Esse programa está dirigido em especial, mas não exclusivamente, a países em desenvolvimento. Em geral se espera que os custos locais do conferencista sejam cobertos pela instituição ou país anfitrião e que a participação da ICO se destine a contribuir com os custos do deslocamento.

    A ICO lançou uma série trienal de livros denominada “Trends in Optics”, cujos volumes apresentam uma visão global e atualizada da pesquisa em curso nos campos da Ótica em âmbito mundial. Os artigos são igualmente adequados para especialistas e não especialistas, e apresentam de maneira sintética aspectos múltiplos da ciência e engenharias óticas. Os direitos de autor foram cedidos pelo editor e demais autores à ICO com o fim de contribuir para o financiamento de programas tal como o de conferências itinerantes.

    A ICO mantém ainda outros comitês permanentes: comitê sobre padrões, comitê de planejamento a longo prazo e comitê de educação em Ótica.

    A Secretaria-Geral da ICO elabora um informe trienal denominado “Towards ICO-x”, que se publica com antecipação à conferência geral da ICO. Um número limitado de cópias são distribuídas aos comitês territoriais.